segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os gigantes da NBA

1- Manute Bol

2,31 m / 102 kg
O gigante do Sudão entrou na NBA na temporada 85/86 pelo Washington Bullets. Vindo diretamente de uma tribo Dinka, filho do chefe da tribo, seu nome (Manute) significa "benção especial".
Ele jogou por 10 temporadas passando por 4 times (Washington Bullets, Golden State Warriors, Philadelphia 76'ers e Miami Heat).
Além de chamar a atenção pelo seu tamanho (dizem que ele tinha os braços mais longos da NBA), Bol estreiou ao lado de Tyronne "Mugsy" Bogues, o jogador mais baixo a ter jogado na liga (1,61 m).
Terminou sua carreira com uma média de 3,3 bloqueios por jogo (sendo o segundo maior bloqueador da liga) e apenas 2,6 pontos por jogo, tornando-se o único jogador da história da NBA a ter uma média de bloqueios maior que a média de pontos.






2- Gheorghe Muresan

2,31 m / 137 kg
O gigante romeno tornou-se o jogador mais alto a já ter jogado na NBA, ao lado de Manute Bol. Chegou a ganhar o prêmio de Most Improved Player (Jogador que Mais Evoluiu) na temporada 95/96.
Apesar da altura, Muresan nunca foi um jogador tão bom na defesa comparado com outros gigantes. Sua média de bloqueios depois de 6 anos na NBA é de 1,5 por partida.
Fora das quadras, Muresan ficou conhecido por atuar em comerciais, filmes (My Giant, com Billy Cristal) e vídeo-clipes (ele atua como o ventrículo no clipe de Eminem "My name is").






3- Yao Ming

2,29 m / 140 kg
De todos os gigantes que já jogaram na NBA, o chinês Yao Ming é, sem dúvida, o melhor de todos (19,1 pts / 9,3 rebotes e 1,9 bloqueios por partida). Grande arremessador e reboteiro, Ming tem habilidade e velocidade impressionantes para o seu tamanho. Filho de pais ex-jogadores de basquete, ele aprendeu os fundamentos do esporte desde cedo.
Escolhido no Draft de 2002 como o número 1 (primeiro estrangeiro a conseguir tal feito) pelo Houston Rockets, Ming é o principal jogador do time.








4- Shawn Bradley

2,29 m / 106 kg
Nascido na Alemanha e criado nos Estados Unidos (ele possui dupla cidadania), Shawn Bradley chegou à NBA com o estigma de se tornar uma grande estrela, mas isso não aconteceu. Em pouco tempo sua falta de mobilidade e força física tornou-se evidente. Apesar disso, Bradley atuou por 9 temporadas e se consagrou como o décimo melhor bloqueador da história da liga.
Jogou pelo Philadelphia 76'ers, New Jersey Nets e Dallas Mavericks.

5- Chuck Nevitt

2,26 m / 113 kg
Apesar de sua enorme estatura, Nevitt jogou por poucos minutos em toda sua carreira de 9 temporadas na NBA. No total ele pisou em quadra apenas 826 minutos, o que o deixa com uma média de 5,3 minutos por jogo.
Ele vestiu a camisa do Houston Rockets, Los Angeles Lakers, Detroit Pistons, Chicago Bulls e San Antonio Spurs.

6- Slavko Vranes

2,26 m / 124 kg
Quase pode-se dizer que esse gigante nascido na Sérvia-Montenegro mal jogou na NBA. Slavko Vranes vestiu a camisa do Portland Trail Blazers por apenas 3 minutos, errando um arremesso e cometendo uma falta.
Sua carreira como jogador de basquete está focada mesmo na Europa, onde ele jogou na Turquia e Sérvia.

7- Mark Eaton

2,24 m / 131 kg
Mark Eaton se destacou em toda sua carreira na NBA pelas suas habilidades defensivas e por ter jogado suas 11 temporadas somente no Utah Jazz.
Ele chegou à jogar no All Star Game de 1989, foi nomeado o Melhor Jogador Defensivo de 1985 e 1989 e foi escolhido para os Times de Defesa de 1985, 1986, 1987, 1988 e 1989.
Ele liderou a liga em bloqueios por 4 temporadas.
Além disso, Eaton é o jogador com melhor número de bloqueios por jogo em toda a história da NBA, com 3,5 por partida.

8- Rik Smits

2,24 m / 110 kg
O holandês Rik Smits atuou por 12 temporadas no Indiana Pacers, obtendo respeitosos números (14,8 pontos, 6,1 rebotes e 1,3 bloqueios).
Durante a época em que jogou ele foi considerado o jogador número 2 do Pacers, atrás apenas de Reggie Miller.
Em 1998 ele foi convocado para o All Star Game, anotando 10 pontos, 7 rebotes e 4 assistências.
Ficou famoso por conquistar uma importante vitória nos Playoffs de 1995 contra o Orlando Magic, ao anotar uma cesta faltando 1,3 segundos para o final da partida.

9- Ralph Sampson

2,24 m / 106 kg
O número 50 do Houston Rockets foi o número 1 do Draft de 1983. Antes disso, Ralph Sampson havia ganho 3 premiações de Melhor Jogador Universitário do Ano.
Devido à isso, Sampson trouxe muitas expectativas com ele para a NBA. 
Foi nomeado o Novato do Ano e em suas 3 primeiras temporadas (com o Rockets), ele teve médias de 20,7 pontos e 10,9 rebotes, porém as contusões em seus joelhos o afetaram pelo restante de sua carreira. Ele fez 3 cirurgias nos joelhos, mas seu desempenho nunca mais foi o mesmo.
Participante de 4 All Star Games, sendo eleito MVP (Melhor Jogador da Partida) no All Star de 1985, Sampson atuou por 9 temporadas jogando pelo Houston Rockets, Golden State Warriors, Sacramento Kings e Washington Bullets.




10- Priest Lauderdale

2,24 m / 147 kg
Priest Lauderdale jogou na NBA por apenas duas temporadas (1996 a 1998), jogando sua primeira temporada no Atlanta Hawks e sua segunda no Denver Nuggets.
Após deixar a NBA ele jogou basquete profissionalmente na Bulgária, Arábia Saudita, China e Irã (onde está atualmente, jogando pela equipe do Saba Mehr Qaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário