sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fundamentos do Basquete

Os principais fundamentos do basquete são: passe, arremesso, rebote, roubos de bola, tocos.

Empunhadura geral

É feita com os dedos e a parte calosa das mãos, polegares um de frente para o outro nas laterais da bola. Não é correto segurar a bola com as palmas da mão. 

Manejo de corpo

São movimentos corporais utilizados no basquete, que visam facilitar a aprendizagem dos fundamentos com a bola. Esses movimentos incluem finta, giro, mudança de direção, mudança de ritmo e parada brusca. 

Finta

Pela frente, por trás, reversão, por baixo das pernas e em passe livre. 

Giros ou rotações

Para frente e para trás. 


Paragens

A um tempo e a dois tempos. Pode ser chamada de jump a jogada na qual o atleta fica um tempo no ar para executar um arremesso. 

Corridas

De frente, lateral, de costas, zigue-zague e perseguições. 

Drible

- Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.
- Drible de proteção - Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face à maior proximidade da defesa, o jogador tem de dar mais atenção à proteção da bola. Roubar a bola do adversário é considerado um drible de proteção.
- Drible pedalada - Picar a bola no chão e fazer o movimento da pedalada do futebol por cima da bola.


Regras de Drible:

Um jogador não poderá tirar o pé-de-pivô do chão para iniciar uma progressão sem antes executar um drible. Um jogador poderá tirar o pé-de-pivô do chão para executar um passe ou um arremesso, mas a bola deverá deixar sua mão antes que o pé retorne ao solo. 

O pé-de-pivô é determinado da seguinte forma:
- Jogador recebe a bola com um dos pés no chão: aquele pé é o pé-de-pivô.

- Jogador recebe a bola com os dois pés no chão: quando retirar um dos pés, o outro será considerado o pé-de-pivô.

- Jogador recebe a bola no ar e um dos pés toca o solo antes do outro: o pé que primeiro toca o solo é o pé-de-pivô. 

- Jogador recebe a bola no ar e cai com os dois pés ao mesmo tempo: quando retirar um dos pés, o outro será considerado o pé-de-pivô.

- Um jogador que esteja driblando ou receba 
um passe durante uma progressão (ou seja, correndo), pode executar dois tempos rítmicos e, a seguir, arremessar ou passar a bola; isso não significa necessariamente dois passos (como é mais comumente executado), pois o jogador pode, por exemplo, executar dois saltos consecutivos, desde que mantenha o mesmo ritmo.


Mas o esquema dos passos não é a única restrição. O jogador também não pode: driblar a bola, pegá-la com as mãos e driblar novamente; driblar a bola com ambas as mãos; apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola com a mão sob a bola. Todos esses aspectos são considerados dribles ilegais e têm a mesma penalidade da caminhada. 

Passe

O passe tem como objetivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com as duas mãos, lateral com uma mão, por trás das costas etc. 

Passe com uma mão

É usado para lançar a bola mais longe. 

Determinantes técnicas:
1. A bola é jogada com uma mão. 

Passe de peito

Como o nome indica, a bola à altura do peito é arremessada frontalmente na direção do alvo. Neste movimento os polegares é que darão força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico. 

Determinantes técnicas:
1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;
2. Avançar um dos apoios; 
3. Executar movimento de repulsão com os braços;
4. Executar a rotação dos pulsos; 
5. Após a execução do passe, deve-se ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo.


Passe picado ou quicado

Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo. O ressalto da bola terá um objetivo comum ao do passe de peito, isto é, a mão alvo do colega ou as zonas próximas do peito. 

Determinantes técnicas:
1. Colocar os cotovelos junto ao corpo;
2. Avançar um dos apoios; 
3. Executar movimento de repulsão com os braços.


Passe de saia

Quando estiver de costas para o seu companheiro de equipe, passe a bola por baixo das pernas, fazendo com que ela bata no chão primeiro e depois vá em direção a esse mesmo jogador da sua equipe. 

Determinantes técnicas:
1. Executar rotação dos pulsos; 
2. Após o passe, ficar


Nenhum comentário:

Postar um comentário